GUARUJÁ: Balsas da travessia Guarujá/Santos terão propulsão elétrica
- Adriano Barbosa
- 23 de jan.
- 1 min de leitura
'Balsas Elétricas' deverão estar funcionais após 2026, ano da concessão

Segundo o governo de São Paulo, através do projeto PPP - Parceria Público Privada, as travessias litorâneas terão a substituição de embarcações movidas a diesel por 44 balsas elétricas e quatro conjuntos de balsas empurradores.
Um tremenda revolução no quesito transporte versus custo benefício, pois trará redução de emissões de gases poluentes, maior eficiência e mais conforto aos usuários devido à propulsão elétrica.
Tanto Guarujá, como Santos, serão os municípios diretamente beneficiados com essa mudança, pois são responsáveis pelas travessias de grande importância, na Baixada Santista.
Além da sustentabilidade ambiental, o projeto inclui investimentos superiores a R$ 1 bilhão em novos terminais, ampliação de flutuantes e frota adaptada à demanda de cada região. Atualmente, o sistema atende 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano.
A Concessão está prevista para 2026 que poderá trazer uma redução de até 18 mil toneladas na emissão de gás carbônico por ano, nas travessias do Litoral Paulista.
Comments